O porquê de as tuas boas razões te poderem transformar num bom robot

Rousseau, Henri, enfant acec une marionnette

Rousseau, Henri, enfant acec une marionnette

Certa vez, um famoso comunicador e especialista em desenvolvimento pessoal, Richard Bandler, foi convidado por um grupo de feministas para proferir uma palestra sobre comunicação e relacionamento humano. Ora, Bandler, apesar de especialista em comunicação, está longe de ser consensual. As suas estratégias pedagógicas passam pela ideia – às vezes correcta –  de que a maior provocação pode suscitar os melhores resultados. Claro que, muitas vezes, demasiada provocação suscita apenas imensa resistência.

Não obstante, Bandler começou a palestra (aproximadamente) da seguinte forma:

“Minhas lindas! Na verdade, não sei o que estão aqui a fazer nem por que me convidaram. Eu tenho ideias muito concretas sobre as mulheres. Na minha opinião, vocês deviam estar na cozinha, ou a cuidar de crianças, ou a fazer uma dessas coisas que as mulheres estão destinadas a fazer pela força da lei natural. O que fazem aqui afinal? O que é isso de feminismo? É uma coisa com que as meninas se ocupam agora porque se cansaram do tricot?”

Como se pode imaginar, o burburinho na sala foi imenso. Rasgar de vestes, ranger de dentes, gritos, recriminações, vaias, desmaios, chiliques variados.

Quando a poeira assentou e a maior parte das participantes, fervilhantes, se preparava para abandonar o local, Bandler disse:

“Pois bem, senhoras. O que é que preferem? Ir embora e viver como autómatos, nos quais qualquer um que se aproxime, carrega nos botões certos e: “luzes, câmara, acção! O filme desenrola-se!” Ou preferem ficar e aprender alguma coisa sobre manipulação, poder pessoal e liberdade?”

A maior parte ficou. Outras, porque tinham o entendimento cheio de auto-importância e indignação cega, não perceberam bem e foram-se embora, confusas, zangadas, e de vestes rasgadas.

É normal, há coisas que algumas mulheres simplesmente não entendem (piscadela).

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s